Notícia rápida

Classificação Final Prova Objetiva de Conhecimento Específico de Escolha Dos Conselheiros Tutelares-2024/2028

Sexta 26 Abril 2024 Miravânia - MG

DISTRITO DE PANELINHA I


 

COMO INICIOU A COMUNIDADE

   Por volta da década de 40/50 habitava-se nas terras poucos donos, em extensões territoriais, que se eram divididas entre herdeiros filhos dos primeiros donos. A parte central da comunidade foi então local de habitação da família alí iniciada por Salustriano Nogueira Cruz mais conhecido como seu Salú, que depois de aos de moradia ali, plantando e colhendo daquelas terras, banhadas por um grande córrego na época, chamado de Panelinha, loteou pontos de seu terrtório para outras famílias que ali vinham morar, a procura de melhoras de vida.

 

 

POVOAMENTO

   Com o tempo que passou, mais moradores foram chegando, e loteando aos poucos aquela vilinha iniciada por seu Salú, que depois de mais um tempo fundou a comunidade de Panelinha I. Com isso, o córrego que ali passava, foi ficanda a cada ano mais diferente, chegando a secar em tempos de seca e apenas correr em tempos de chuvas. A partir daí, a comuidade cresceu, e no ano de 1995, quando Miravânia, então distrito de Manga, fora Emancipada Politicamente, a comunidade rural de Panelinha I, tornou-se Distrito Municipal de Miravânia.

 

 

LOCALIZAÇÃO

   Estando localizada a 13 km da cidade sede de Miravânia, Panelinha I continua sempre viva, sem perder sua atratividade e com uma natalidade anual baixa, mas sem perder suas raízes que se tornaram história.

 

 

PATRIMÔNIO

   A Igreja Católica Nossa Senhora Imaculada Conceiçao Aparecida, no ano da Emancipação do Município, tornou-se tambem Patrimônio Histórico Municipal de Miravânia.

 

 

ASSOCIAÇÃO

   O distrito municipal, possui ativa desde 1994, uma Associação Comunitária de Pequenos Produtores (ASCOPPA), que age até hoje na comunidade, dando suporte dentro daquilo que pede o estatuto da entidade e apoiando ao nescessário.

 

 

EDIFICAÇÕES IMPORTANTES NO DISTRITO

   O posto de saúde Paulo Pereira Lopes, que fica no centro do distrito, é um dos primeiros construídos do município, este antes da Emancipação Política, assim também como o velho prédio municipal, onde funciona a Escola Estadual da Fazenda Cristo Rei, hoje um prédio abandonado e sem utilidade.

 

 

EDUCAÇÃO

   O Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) que leva o nome de Alvina Messias Muniz, parteira antiga da comunidade, ainda em funcionamento, atende as crianças do distrito.

 

 

ATUALIDADE E TRADIÇÕES

   Panelinha I, mudou completamente, casas mais modernas, ruas pavimentadas, quadra poliesportiva, praça pública e anualmente recepciona uma tradicional festa de quadrilha, festa junina organizada pela prefeitura municipal, sem perder as tradições, grupos dos outros distritos e comunidades rurais se apresentam a fim de vencer o melhor e levar a premiação.

 

 

TECNOLOGIAS DE ACESSO

   Panelinha I conta com acesso a informação, já existe no distrito serviços de provedor de internet via rádio e serviço de telefonia celular via antena externa, melhorando assim a comunicação e o acesso a internet.

 

PANELINHA I - DISTRITO DE MIRAVÂNIA - MG