Atenção Básica de Miravânia/MG é Destaque Regional

27/05/2019

Atenção Básica de Miravânia/MG é destaque regional na avaliação da certificação do 3º ciclo PMAQ-AB do Ministério da Saúde.

Equipe de Saúde da Família do município obtém melhor classificação na área da Microrregião de Saúde GRS/Januária/MG

24 de Maio de 2019 às 16:23

O desempenho da Atenção Básica do município de Miravânia/MG foi destaque na avaliação externa de certificação do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), divulgado através da Portaria nº 874, de 10 de Maio de 2019, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. O programa avalia o desempenho das equipes de Atenção Básica nos municípios e tem o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade do atendimento à população.

Das 03 equipes de saúde do município avaliadas pelo programa, incluindo o Nasf3, a ESF- Elpído Zeferino (Distrito de Brejão) elevou a sua classificação “muito bom”, a ESF-Miravânia/Virginio e o NASF mantiveram a classificação de “Bom”. Ambas as equipes se destacaram pelo comprometimento com os serviços. Mas destaque para a ESF – Elpídio Zeferino, que alterou sua sede do Distrito de Panelinhas para o Distrito de Brejão, sob a coordenação da enfermeira Flavia da Costa Ferreira, que obteve a melhor classificação entre os municípios que integram a microrregião da GRS-Januária/MG e entre os melhores desempenhos do norte de Minas. Ainda segundo os avaliadores, foram apresentados surpreendentes resultados na organização, controle, produção e na comprovação das ações estratégicas da atenção básica (pré-natal, prevenção do câncer do colo de útero, saúde da criança, tuberculose, hanseníase, controle da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus, saúde bucal, saúde mental e doenças transmissíveis) além de puericultura e saúde do homem, realizadas pela equipe. Com o resultado, as unidades/equipes de saúde passarão a receber incremento R$ 16.812,00 mil mensais de repasse do Ministério da Saúde. Desse total, 60% são destinados aos profissionais das unidades e 40% para investimento em melhorias.

A partir da certificação, o MS reconhece os esforços das equipes que se organizaram para alcançar os padrões de qualidade e apóia aqueles que se dedicam a aperfeiçoar os resultados de seu trabalho. “Através desse programa, o Ministério da Saúde avalia todo o desempenho das equipes da Atenção Básica, além de avaliar toda a estrutura das unidades de saúde, a gestão e o processo de trabalho com um todo. Ao obter a classificação de “muito boa” representa o reconhecimento pelo esforço de todas as equipes das unidades de saúde, que não medem esforços no sentido de oferecer um atendimento cada dia melhor à nossa população. A gestora municipal fez questão de destacar ainda, a elevada pontuação/classificação obtida pela equipe Elpídio Zeferino – Distrito de Brejão, sob a coordenação da enfermeira ESF Flavia da Costa que duplicou os repasses, o que possibilitará maior investimento na infraestrutura das UBS e maior incentivo na valorização aos profissionais, destacou a secretária de Saúde, Idalina Viana.

A avaliação considera diversos indicadores como a média de atendimentos de médicos e enfermeiros por habitante; percentual de atendimentos de consultas por demanda espontânea, percentual de atendimentos de consulta agendada, índice de atendimentos por condição de saúde avaliada, razão de coleta de material citopatológico do colo do útero, cobertura de primeira consulta odontológica programática, percentual de encaminhamentos para serviço especializado, razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas, Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Atenção Básica, percentual de serviços ofertados pela Equipe de Saúde Bucal, entre outros.

Fonte: Secretaria de Atenção a Saúde/MS